Empreendedor, você possui dificuldades para otimizar a produção e reduzir custos da sua empresa?
Se você respondeu sim a esta pergunta, saiba que esta é a realidade de muitos negócios que atuam na economia brasileira. Existem razões preocupantes, já que o país tem a mais baixa produtividade desde 1994, segundo o relatório “Panorama Brasil” do Insper.
Pensando nesta realidade complicada de muitas empresas hoje, nós preparamos uma postagem com cinco dicas para otimizar a produção e reduzir custos, de forma que você renove a saúde financeira da sua empresa e que o seu negócio consiga ser mais lucrativo.
Tenha uma boa gestão de estoques
Toda empresa precisa saber o que está acontecendo em seus bastidores, tudo o que está entrando e saindo dela. Por isso, é muito importante que o seu estoque esteja em ordem, com todos os itens fabricados e matérias-prima de fabricação devidamente cadastradas.
Uma gestão eficiente de estoques deve se preocupar em reduzir as quantidades de itens ao máximo.
Estoque excedente não agrega valor a sua empresa e contribuí negativamente para a eficiência da produção.
Para isso, estruture um processo contínuo que alinha as tarefas dos demais setores da empresa e reduza os excedentes de compras. Uma boa alternativa é automatizar todos estes processos e denominar responsáveis dedicados à administração deste setor na empresa.
Faça um planejamento de metas e KPIs
Para isso, o primeiro passo é saber o que deve ser mensurado e quando verifica estas métricas.
Pense em seus objetivos do negócio: você quer reduzir o CAC, aumentar o ROI? Faça uma reunião com o seus times da empresa e defina o planejamento mensal, trimestral e anual. Com este controle você poderá definir metas de referência que cada setor deve se atentar.
Uma boa forma é trabalhar com os indicadores de performance (KPIs). Eles são métricas contextualizados na sua estratégia, para levar a uma ação relevante em sua empresa. Por exemplo, se medir o valor de tempo de vida (LTV) dos seus clientes é um dado importante, então escolha essa métrica e use-a como forma de orientar o seu time ao melhor resultado.
Automatize a sua operação de marketing e vendas
Se você quer ainda mais eficiência na distribuição dos seus conteúdos, listas de leads e vendas, tudo que você precisa é automatizar os processos da sua empresa, através de softwares de automação integrados ao seu processo de vendas.
Com o uso de automação de marketing integrado a um sistema de relacionamento com o cliente (CRM), você poderá acompanhar o relacionamento do cliente, do primeiro contato até o período após o seu consumidor prospectado fazer a sua primeira compra no sistema.
O uso de automação é uma ótima medida para conter os seus gastos e aumentar o ROI, pois incorporam toda a metodologia de funil de vendas e vão permitir que você consiga gerenciar blogs, postar em redes sociais, fazer e-mail marketing e acompanhar métricas.
Tenha o conceito de sustentabilidade na cultura da sua empresa
O uso de demissões nem sempre é a melhor forma de otimizar a produção e reduzir custos. Muitas vezes, estas práticas empobrecem a capacidade técnica da sua empresa e podem gerar problemas judiciais a sua empresa. Mas, como contornar esta prática ineficiente?
O ideal é maximizar a eficiência dos seu quadro atual de funcionários implantando metas de receitas e redução de custos operacionais. É muito importante que o mindset de sustentabilidade seja parte da cultura da sua própria empresa.
Para implementar esta mentalidade, os seus gerentes devem promover estes valores na sua empresa diariamente. Trace medidas para conter o desperdício e destaque os benefícios do uso consciente de viagens e recursos, como energia elétrica e outros itens.
Trabalhe com uma metodologia para otimizar a produção e reduzir custos
Organizar a sua empresa para a produtividade é possível, se você contar com uma metodologia de trabalho definida.
O Planejamento e Controle de Produção (PCP) se trata sobre planejar o que será produzido e garantir que isso ocorra dentro do esperado.
Nele se aborda métodos de controle do fluxo produtivo, organização de materiais e de estoques.
Outra metodologia interessante é o SCRUM. Este método foi criado na década de 1980, nas montadoras japonesas e hoje é usada por desenvolvedores de softwares. Consiste no uso de quadros e donos de projetos, que guiam a produção ágil,com prazos rápidos de produção (sprints).
Existem outras metodologias ágeis para otimizar a produção e reduzir custos totais, como as metodologias Agile, Lean. Vale a pena estudar e usar na sua empresa!
Conclusão
Espero que estas cinco medidas sejam um início para otimizar a produção e reduzir custos da sua empresa. Porém, nenhuma funcionará sem planejamento eficaz e trabalho eficiente.
Por isso, a EJEP preparou para você o e-book PCP – Programando Uma Empresa Mais Eficiente e Produtiva, ideal para gestores preocupados em manter um negócio lucrativo. Acesse este link para baixar o seu e comece a montar o seu planejamento agora!