Sua empresa já tem processos mapeados?

Descubra como o mapeamento de processos beneficia toda a empresa

Processos consistem em ações que fazemos ordenada e rotineiramente.

Já parou para ver os pequenos detalhes nas coisas que fazemos todos os dias? 

E na ordem em que atividades são feitas?

E já observou os resultados de quando uma mesma atividade é feita de forma diferente?

Quantas destas atividades estavam descritas por completo? Padronizadas?

Pois é, segundo o SEBRAE, “Toda empresa tem em sua rotina um grande conjunto de processos que, em geral, não estão mapeados nem padronizados”.

Mapeamento de um Processos genérico.
Processos genérico

Muitas vezes, apenas uma pessoa sabe como fazer um determinado processo.

A presença deste indivíduo é crucial pois, sem ele, atividades podem parar porque ninguém mais sabe como fazer o processo.

E, mesmo com a presença deste importante indivíduo, pode ocorrer outros prejuízos se os funcionários não conseguirem consultá-lo rapidamente.

Por isso, todos saberem a fundo o processo é muito importante, e pode ser o diferencial para que a empresa consiga economizar aos poucos todos os dias.

Mesmo que seja uma realidade difícil de mudar, os empresários devem estar atentos para garantir esta boa gestão de processos.

E para gerir bem, precisamos saber bem quais processos estão sendo geridos, e no que cada um deles consiste!

Por isso, realiza-se Mapeamento de Processo, documento no qual apresenta quais são as etapas do processo, assim como a ordem e forma em que elas devem ser feitas.

Mapear processos é só o começo para melhorar!

O mapeamento também pode ajudar em muitas outras coisas!

É muito importante ter o mapeamento antes de adotar novas práticas e ferramentas.

Assim como mapear onde mudanças foram inseridas.

Afinal, nem toda mudança é uma melhoria, e as melhores melhorias são aquelas que continuam dando frutos ao longo do tempo.

 

Quer saber mais sobre o assunto? A EJEP acabou de atualizar seu Ebook de Mapeamento de Processo, aqui.

Outros posts