Descubra como o mapeamento de processos beneficia toda a empresa
Processos consistem em ações que fazemos ordenada e rotineiramente.
Já parou para ver os pequenos detalhes nas coisas que fazemos todos os dias?
E na ordem em que atividades são feitas?
E já observou os resultados de quando uma mesma atividade é feita de forma diferente?
Quantas destas atividades estavam descritas por completo? Padronizadas?
Pois é, segundo o SEBRAE, “Toda empresa tem em sua rotina um grande conjunto de processos que, em geral, não estão mapeados nem padronizados”.
Muitas vezes, apenas uma pessoa sabe como fazer um determinado processo.
A presença deste indivíduo é crucial pois, sem ele, atividades podem parar porque ninguém mais sabe como fazer o processo.
E, mesmo com a presença deste importante indivíduo, pode ocorrer outros prejuízos se os funcionários não conseguirem consultá-lo rapidamente.
Por isso, todos saberem a fundo o processo é muito importante, e pode ser o diferencial para que a empresa consiga economizar aos poucos todos os dias.
Mesmo que seja uma realidade difícil de mudar, os empresários devem estar atentos para garantir esta boa gestão de processos.
E para gerir bem, precisamos saber bem quais processos estão sendo geridos, e no que cada um deles consiste!
Por isso, realiza-se Mapeamento de Processo, documento no qual apresenta quais são as etapas do processo, assim como a ordem e forma em que elas devem ser feitas.
Mapear processos é só o começo para melhorar!
O mapeamento também pode ajudar em muitas outras coisas!
É muito importante ter o mapeamento antes de adotar novas práticas e ferramentas.
Assim como mapear onde mudanças foram inseridas.
Afinal, nem toda mudança é uma melhoria, e as melhores melhorias são aquelas que continuam dando frutos ao longo do tempo.
Quer saber mais sobre o assunto? A EJEP acabou de atualizar seu Ebook de Mapeamento de Processo, aqui.