Como voltar ao Novo Normal?

“Indústria tem a maior queda da história”

“Pedidos de seguro desemprego chegam a recorde de 960 mil”

“Coronavírus mata mais de uma pessoa por minuto”

Temas assim tornaram-se recorrentes no nosso dia a dia e atrelado a isso enfrentamos o que muitos chamam de novo normal, um ambiente caótico, inconstante e imprevisível que vem como consequência da pandemia do Coronavírus.

De tempos pra cá podemos ver a taxa de desemprego subindo, empresas fechando, dólar nas alturas, e para alguns isso é apenas um reflexo do meio em que estamos inseridos, um mundo VUCA.

Um mundo Volátil, Incerto (de Uncertainly), Complexo e Ambíguo no qual o planejamento e a previsibilidade tornam-se um enorme desafio para todas as empresas, as quais têm de serem ágeis na capacidade de resposta às demandas do ambiente para a avançar onde puderem, a recuar o mais rápido possível e a adaptar-se conforme necessário.

Falar parece fácil, certo? Mas na prática sabemos que é diferente, apesar de todas essas características, vemos que a recuperação das empresas não se dá em uma linha reta, por mais que estabeleçamos um futuro e nos planeje para isso, contratempos aparecerão e com isso o poder de adaptabilidade e resiliência tornam-se mais do que necessário.

Com o futuro em mente, retornar ao trabalho não significa retornar às velhas formas de fazer as coisas, temos que ter em mente que nos encontramos em um novo normal. E as empresas que se adaptarem mais rapidamente à recuperação inicial – e eventualmente ao novo ambiente – emergirão mais fortes.

Mas então, como voltar a esse novo normal? No artigo de hoje, traremos algumas dicas de como retomar as atividades a esse novo cenário da melhor maneira, buscando o melhor para a sua empresa e para os seus resultados, quer saber mais? Vem com a gente!

 

1- Criação de uma Equipe de Crise

No mundo corporativo, por mais bem planejado e gerenciado que uma empresa seja, estamos sempre sujeitos a complicações vindas do ambiente externo, como por exemplo a crise causada pela pandemia.

E tendo em vista o mundo conectado em que vivemos, as informações circulam de maneira frenética e assim as decisões e posicionamentos diante delas também demandam agilidade.

Sabendo disso, empresas criaram um comitê de crise, que nada mais é do que uma equipe que ficará responsável por acompanhar as mudanças recorrentes no ambiente externo, discutindo qual o impacto sobre a empresa e seus planos de ação dentro de vendas, finanças, RH e outras áreas que a empresa possua.

Essa equipe tem de agir de maneira ágil – Gerenciamento Ágil – sendo eficaz e resiliente frente às circunstâncias, ajustando constantemente prioridades e recursos entre as equipes que estão avançando e as que são subitamente forçadas a recuar.

Dessa forma, sua missão dentro da empresa é fornecer análises e planos de ação que diminuam os impactos negativos, para isso rastreiam oportunidades no mercado e na otimização da operação interna do empreendimento. Ao fim devem apresentar repasses como relatórios que comuniquem de forma transparente e consistente todas as iniciativas para o resto da empresa.

 

2- Confiança

Esse está sendo um momento de muita incerteza e insegurança, não só para os empresários, mas também para os funcionários. E tendo em vista esse momento tão delicado cabe ao empresário transmitir certa confiança, tanto em relação ao futuro, quanto a situação atual.

Para os funcionários, a confiança começa com a sensação de segurança, seja a sua saúde ou a sua estabilidade na empresa, dessa forma é muito importante deixar claro qual a situação da empresa, sendo totalmente transparente com todos os colaboradores, mostrando que todos estão juntos para superar esse desafio. Além disso, estabelecer medidas de segurança para toda a empresa como equipamentos de proteção individual, distanciamento físico e sprays desinfetantes e banheiros sempre desinfetados.

Se os funcionários trabalham em uma loja, escritório, fábrica, armazém, no campo ou nas casas dos seus clientes, cinco fatores determinam como o vírus se espalha e como evitá-lo.  Os locais que possuem alta circulação de cliente essas medidas de seguranças também devem ser pontos de atenção.

  • Proximidade: quão fisicamente são os trabalhadores um do outro?
  • Natureza do contato: Os trabalhadores tocam em itens comuns, outros trabalhadores ou clientes?
  • Duração: quanto tempo dura uma interação típica?
  • Número de contatos diferentes: quantas interações ocorrem em um dia?
  • Capacidade de rastrear e remover: Existem pontos ou protocolos de rastreamento que protegem seus funcionários (e clientes) do contato com pessoas contagiosas?

 

3- Buscar novos conhecimentos e inovações

Como conversamos, estamos vivendo um “novo normal” e com isso não podemos continuar atuando da forma como atuávamos antes de toda essa crise, o momento é de fazer diferente.

Num mundo inconstante e volátil estamos sujeitos às mais diversas mudanças, e para isso devemos estar preparados para superá-las e nos adaptarmos da melhor forma, assim nos atualizar e buscarmos por novas maneiras de gerar valor ao cliente é questão de sobrevivência no mercado atual.

Participar de eventos (com a comunicação remota, muitos são online), praticar leituras mais técnicas e fazer cursos diferentes da sua área de atuação são algumas das recomendações para explorar novos modos de agir.

Essas novas maneiras podem vir por meio de novas tecnologias, capacitações, softwares, mas a chave para a reinvenção está no seu modelo de negócio, o que o seu cliente enxergará como valor no que você está disposto a oferecer.

E para isso, busque entender o lado dele, qual a situação dele, os problemas pelos quais ele passa e assim tirar ideias de como o seu negócio pode ajudá-lo.

Conclusão

Como falamos no início do artigo, o momento está sendo de muita dificuldade e novidade para todos e nós como EJEP, queremos ajudar você, a passar por tudo isso conosco da melhor forma

Apesar de todas as circunstâncias temos de erguer a cabeça e continuarmos firmes e para isso trouxemos hoje algumas dicas que te apoiarão no retorno às atividades, sempre buscando o seu crescimento, bem como da sua empresa.

 

Esperamos que essas dicas sejam um ponta pé inicial ao seu retorno que tenho certeza que ocorrerá sem grandes problemas!
Porém sabemos que apesar disso, devemos planejar nosso empreendimento por completo, e pensando nisso, a EJEP preparou um e-book sobre Plano de Negócios, um documento que direciona desde a sua estratégia até a operação, diminuindo riscos e incertezas do seu negócio, clique aqui para baixar o e-book!

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