O mapeamento de processos é uma técnica que beneficia muito as empresas na redução de custos operacionais, pois ajuda a identificar os principais problemas na organização para que seja possível resolvê-los, aumentando a produtividade e a lucratividade do negócio.
Mas como funciona esse mapeamento e será que a sua empresa precisa dele? Continue lendo para descobrir!
O que é mapeamento de processos?
O mapeamento de processos é um método utilizado nas empresas para analisar as tarefas (do começo ao fim), para saber quais são as principais falhas nos processos, oportunidades de melhorias e etapas desnecessárias que podem ser eliminadas, entre outros aspectos.
Esse mapeamento tem o objetivo de identificar esses pontos que precisam ser ajustados e desenvolver planos de ações, para o que deve ser feito para ter melhores resultados. Sendo assim, se alguma etapa da produção ou administração da sua empresa estiver com gargalos, você vai precisar da ajuda de uma consultoria que preste esse serviço, como a EJEP, Empresa Júnior de Engenharia de Produção.
Como o mapeamento de processos ajuda na redução de custos operacionais?
Os gestores de empresas sempre estão em busca de entregar resultados melhores e alcançar as metas, tornar os processos mais eficientes, redução de custos operacionais, eliminar desperdícios, etc. Como o mapeamento de processos pode ajudar nisso? Descubra a seguir!
Planejamento de estoques
Quando o mapeamento é feito em uma organização — como em uma indústria, varejo, e-commerces, etc — um dos pontos que o método pode identificar é o planejamento correto do estoque.
Corrigir os possíveis erros dessa área é uma ótima forma de conseguir reduzir os custos. Isso ocorre porque a empresa pode executar ações e campanhas com base no giro dos produtos, ou seja, o tempo que eles ficam dentro do estoque, desde quando são recebidos até a venda.
Sendo assim, é possível:
- saber quais itens devem ser comprados, em quais quantidades e frequências;
- evitar excesso de estoques, diminuindo perdas, obsolescência e aumento de custos com estocagem;
- identificar qual produto tem mais saídas (mais vendidos) e os que vendem pouco e geram prejuízos.
Investimentos em tecnologia
Outros aspectos importantes que o mapeamento apresenta é a possibilidade de usar tecnologias para reduzir os custos e aperfeiçoar os setores da empresa. Por exemplo:
- invista em sistemas que calculam o tempo de setup da sua produção;
- programas de monitoramento de produtividade de toda a equipe;
- software de CRM, pois facilita a geração de vendas, evita que o time comercial perca tempo com leads que não convertem, consequentemente aumentando os lucros;
- Sistema de Avaliações Gerenciais (SAG), que avalia todos os custos (diretos e indiretos) nos produtos.
Você pode até pensar que é estranho investir (colocar mais dinheiro) para reduzir, mas a verdade é que a aplicação de tecnologia nos processos operacionais vai tornar todas as ações mais eficientes, com menos necessidade de retrabalho. Por exemplo:
- se a sua empresa investe em tecnologia para produzir determinado produto com a melhor qualidade, as chances desse item ser danificado durante a entrega ou quando estiver com o consumidor será menor;
- o cliente ficará satisfeito;
- não haverá necessidade de devolução, nem perdas de estoque e muito menos reclamações.
Sem contar que além de reduzir vários aspectos, aumenta a produtividade, pois torna várias etapas de produção mais ágeis e com menos erros.
Faça um diagnóstico gratuito com a EJEP para descobrir quais problemas sua companhia está enfrentando e consiga a redução de custos operacionais de uma maneira muito mais fácil e prática.