Por que a sua organização deve investir esforços em um planejamento empresarial (PE) estratégico? Para os empreendedores iniciantes que têm essa dúvida, é importante saber que toda companhia precisa desse direcionamento, pois ele define onde a empresa quer chegar e como ela chegará nesse lugar.
Continue lendo para saber mais detalhes e como o PE pode melhorar os seus resultados.
Quais são os benefícios de criar um planejamento estratégico?
Antes de explicar quais são as estratégias que podem melhorar os resultados da sua empresa, veja quais são as vantagens que o planejamento estratégico traz para sua organização:
- contribui para a expansão de mercado;
- organização da tomada de decisão;
- evita o desconhecimento do próximo salto de negócio;
- auxilia a superar a dificuldade de crescimento;
- evita perda de mercado.
A EJEP é especialista em engenharia de produção e realiza o serviço de consultoria para empresas com o intuito de ajudar a solucionar essas necessidades. Nós desenvolvemos o planejamento estratégico mais adequado ao propósito e metas da sua empresa.
Como fazer um planejamento estratégico da sua empresa?
Como desenvolver esse planejamento estratégico? Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar:
1. Faça a segmentação
A segmentação estratégica é uma das etapas mais importantes na criação do planejamento. Nesta fase há a definição do modelo competitivo adotado pela empresa, assim como seu posicionamento e o conceito de inovação de valor.
2. Escolha o modelo competitivo
Para fazer um planejamento estratégico, a sua empresa deve escolher um modelo competitivo:
- modelo de liderança de custos: busca alcançar toda a indústria por meio do custo mais baixo. Gera barreiras para a concorrência, mas precisa atingir uma grande parcela do mercado para ser rentável;
- modelo de diferenciação: indústria que deseja se destacar pela singularidade do seu produto ou serviço (ou seja, algo único). A vantagem desse modelo é que dificilmente haverá outros comparativos para os consumidores, contribuindo para a fidelização dos clientes;
- modelo de foco: no qual a empresa estabelece como alvo estratégico apenas um segmento do mercado. Neste caso, ela também adotará os dois modelos anteriores.
3. Defina o seu posicionamento estratégico
O planejamento empresarial também precisa de uma definição do posicionamento estratégico. Afinal, as ações e metas que a organização precisa atingir devem caminhar lado a lado com a imagem que ela deseja passar tanto para o mercado em geral, como para o seu público-alvo.
Sendo assim, o posicionamento estratégico é uma maneira de se destacar entre os concorrentes, desenvolver uma vantagem competitiva e garantir que a sua empresa tenha visibilidade.
A sua empresa já tem todos esses pontos definidos? Precisa rever o planejamento inicial para saber como crescer mais rapidamente e de forma estruturada?
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