Como se tornar uma Empresa ESG?

Como se tornar uma Empresa ESG

ESG é a sigla para Ambiental, Social e Governança. São indicadores que mostram o quanto uma empresa é sustentável e ética.  Saiba tudo sobre como se tornar uma empresa ESG abaixo:

Os investidores modernos usam muitos indicadores além dos financeiros para decidir quais empresas apoiar, e as estratégias ESG se tornaram um parâmetro crucial de retornos de longo prazo.

Primeiramente, os critérios ambientais, sociais e de governança são um conjunto de requisitos operacionais utilizados por investidores socialmente preocupados para analisar possíveis investimentos. ESG também é o termo usado pelas empresas para definir essas atividades internamente e promovê-las para o mundo exterior.

Portanto podemos monitorar o desempenho ESG de uma empresa por potenciais investidores, funcionários, parceiros e público em geral. Nesse sentido, montar sua estratégia ESG e cumpri-la é crucial para sua empresa, seja para buscar investimentos, seja para  sobreviver a longo prazo.

O que é ESG e como funciona?

Como já citamos, a ESG é composta por indicadores em três áreas: ambiental, social e governança.

Os critérios ambientais levam em conta como uma empresa se comporta como protetora do meio ambiente.

Os critérios sociais analisam como a empresa mantém as relação com sua força de trabalho, fornecedores, clientes e as comunidades em que opera, ou seja, que impacto tem nas pessoas em cada estágio de sua cadeia produtiva ou de fornecimento.

Por fim, a governança diz respeito à liderança de uma corporação, remuneração dos executivos, auditorias, controles internos e direitos dos acionistas.

Resumindo: a ESG mostra como sua empresa se comporta, para otimizar, melhorar e, finalmente, evidenciar esse comportamento com uma boa comunicação.

O processo de acompanhamento e avaliação da sustentabilidade de uma empresa a longo prazo pode ser muito complexo devido ao grande número de variáveis envolvidas. Dessa forma, existem algumas organizações de classificação em nível internacional, as chamadas Ratings ESG e um índice específico na Bolsa de Valores de São Paulo.  

Semelhantemente, existem várias empresas que oferecem assistência para quem quer desenvolver uma estratégia ESG em sua empresa, a exemplo de  plataformas que oferecem a capacidade de avaliar e incorporar valor social, como Social Value Portal e soluções de relatórios como o OneTrust ESG.

Como se tornar uma empresa ESG?

É fundamental se certificar de que sua estratégia ESG seja totalmente adaptada à sua empresa para se tornar uma empresa ESG, portanto, há três coisas a serem lembradas ao desenvolvê-la

Analise a Conformidade Regulatória

Defina quais novos regulamentos e padrões de relatórios relacionados a ESG podem ser relevantes para sua empresa e planeje com antecedência para garantir a conformidade junto aos órgãos reguladores.

Existem várias referências ou normas que você pode usar para desenvolver sua estratégia ESG, dentre elas:

  • Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (que traz muitos indicadores ambientais)
  • Os Padrões SASB e o Mapa de Materialidade SASB  (uma ferramenta para determinar a materialidade financeira dos problemas ESG)
  • Os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (destaca as áreas-chave a serem observadas em uma empresa)

Envolva as partes interessadas e priorizadas nas estratégias

A construção e o aprimoramento de sua estratégia ESG devem ser direcionados pelas partes interessadas que sua empresa afeta.

Identificar quem são eles, como são afetados por suas atividades e quem você deve priorizar norteará toda  sua estratégia, principalmente no pilar Social.

Assim, decida quais stakeholders priorizar, avaliando a influência de cada grupo na organização de fora para dentro, bem como ações para corrigir possíveis problemas.

Elabore um Plano

Qualquer projeto ESG falhará a menos que seja apoiado por um planejamento que estabeleça os objetivos, metas e indicadores para sua empresa.

Montar um planejamento significa também designar  responsabilidades por iniciativas críticas. Vale lembrar que  um planejamento ESG cativante deve fornecer às partes interessadas uma visão abrangente dos pontos fortes e objetivos de sua empresa.

Um roteiro claro para a implementação, explicando as metas, os indicadores a serem observados e o processo de implementação, alcançará a adesão das partes interessadas, funcionários, público e investidores.

Esse plano deve unificar sua empresa por um motivo positivo e os benefícios disso se refletirão ao longo do tempo na longevidade de sua empresa, na produtividade de sua equipe e nos lucros gerados.

Passos para implementação de uma estratégia ESG

Passo 1: Realizar uma Avaliação Situacional

Primeiramente, para definir a estratégia de negócios de longo prazo de uma empresa, o ideal é que os gestores façam perguntas-chave antes de decidir implementar um programa ESG e antes de fazer qualquer divulgação dessa intenção.

Entre elas estão:

  • Qual é o objetivo final de uma abordagem ESG no primeiro ano? No quinto ano?
  • Quais riscos e/ou oportunidades ESG precisam ser gerenciados e divulgados?
  • A empresa tem recursos para construir um programa ESG do zero e mantê-lo no futuro?
  • Como o programa ESG deve ser estruturado? O líder/equipe será dedicado exclusivamente em ESG ou manterá outras responsabilidades?

As respostas a essas perguntas ajudarão os líderes a avaliar como uma organização está preparada para começar a desenvolver uma estratégia ESG e se ela pode comprometer os recursos necessários para manter um programa ESG de tamanho adequado por um período de tempo prolongado.

Muitas empresas implementaram programas ESG bem sucedidos usando recursos existentes ou relativamente poucos recursos adicionais.

Passo 2: Estabelecer uma Estrutura de Governança

Se a empresa se decidir por avançar com a implementação de ESG precisará estabelecer alguns pontos em relação à condução proceso como:

  • Níveis de decisão e respectivos decisores;
  • Responsabilidades dos envolvidos e
  • Métodos e responsáveis pela supervisão dos processos.

É essencial que estes pontos estejam bem claros.

Passo 3: Conduzir um inventário e avaliar a coleta de dados e as práticas de governança

A qualidade e os detalhes dos dados coletados desde o início são fundamentais para orientar a tomada de decisões. Dessa forma, as seguintes etapas são sugeridas: 

  • Gerar um inventário abrangente dos recursos internos da empresa.
  • Desenvolver uma estrutura de informações e dados ESG para capturar, reunir e rastrear dados relevantes, seja ou não da empresa
  • Implementar os protocolos adequados para garantir que os dados sejam relatáveis, repetíveis e auditáveis.

Passo 4: Decidir o que divulgar

Depois de concluído o plano de iniciativas e do desenvolvimento do sistema para coletar e validar dados ESG, os gestores do processo precisam identificar quais os dados, eventos, metas e realizações que  podem ou devem ser divulgadas.

Esta etapa deve levar em consideração as prioridades dos investidores e das partes interessadas.

Passo 5: determinar os canais de comunicação

Por fim, depois de determinar os dados a serem divulgados, os possíveis investidores e partes interessadas, a empresa precisará identificar os canais de comunicação mais importantes para alcançar esses públicos.

Desse modo, algumas sugestões são:

  • Considere criar um relatório ou página específica para iniciativas ESG
  • Aproveite o site da empresa e os recursos de mídia social
  • Determine se a empresa criará um relatório integrado

Como você deve ter percebido, se tornar uma empresa ESG, é um processo longo e que pode ser bem complexo. Assim, uma alternativa seria recorrer a uma consultoria especializada no assunto.

Se você deseja saber mais sobre como se tornar uma empresa ESG, entre em contato com o time de especialistas Booming e descubra como podemos te ajudar.

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