Como Garantir a Segurança Industrial Com o Layout da Sua Empresa

Como Garantir a Segurança Industrial da Sua Empresa

A segurança industrial é um conjunto de ações e medidas para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Logo, seu objetivo é garantir mais saúde e bem-estar para o trabalhador durante o desenvolvimento das operações industriais. Mas, você sabe como garanti-la com o layout da sua organização?

Neste artigo, você verá como é possível. Continue lendo!

Por que a segurança industrial é importante?

Antes de qualquer ponto, precisamos falar sobre a importância da segurança industrial. As medidas são fundamentais, principalmente, pelas seguintes razões:

  • é possível manter o quadro de funcionários bem capacitados;
  • reduz custos de indenizações por acidentes de trabalho;
  • é instaurado um ambiente de trabalho com mais qualidade.

Geralmente, as organizações são penalizadas e se tornam as responsáveis e a jurisprudência também responsabiliza legalmente a companhia pelo não fornecimento de condições saudáveis de trabalho. Logo, as consequências pela falta da segurança industrial são bem decisórias para o crescimento e segurança dos colaboradores e organização.

Quais acidentes ocorrem nas indústrias?

Os acidentes que mais ocorrem em contexto de trabalho, isto é, na empresa ou no trajeto ao local, foram listados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Segundo os dados divulgados, as ocorrências mais comuns são: cortes, fraturas, contusões e amputações.

Geralmente, elas ocorrem por:

  • Falta de instrução do trabalhador;
  • Ambiente de trabalho insalubre;
  • Equipamentos de proteção insuficientes;
  • Manutenção ineficiente do maquinário.

Como podemos verificar, muitas dessas situações decorrem de más condições proporcionadas pela empresa.

Como já vimos, judicialmente, esse entendimento acaba em enormes prejuízos à companhia e uma forma de evitar esses acidentes é com a utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva). 

O que é acidente de trabalho?

Definidos pelo art. 19 da Lei 8.213/1991 como ocorrências imprevistas que acontecem em decorrência do trabalho a serviço da organização, do empregador doméstico ou dos segurados especiais.

Para ser categorizado como tal, ele deverá provocar lesão corporal ou perturbação funcional do segurado. Como consequência, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho precisam atingi-lo de alguma forma para que seja considerado, de fato, um acidente de trabalho.

Isso pode ser de maneira permanente ou temporária, ou mesmo resultando na morte do trabalhador.

Como proceder caso um funcionário sofra um acidente?

Se um acidente de trabalho ocorrer na sua empresa, a primeira coisa a ser feita é o atendimento médico. O Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser emitido após o socorro prestado.

Esse documento é a base para a comunicação com a Previdência Social. Somente a partir dele o funcionário poderá receber os benefícios do governo, caso seja preciso.

Acidentes com consequências leves levarão o trabalhador a retomar a função. No entanto, se a lesão for grave, ele deverá ser afastado. Os primeiros 15 dias são custeados pelo empregador e o restante é pago pelo INSS após perícia médica.

Como garantir a segurança industrial?

Uma vez entendido a importância da segurança industrial em si, como é possível garanti-la com o layout da empresa? Existem algumas ações que você pode adotar ao seu planejamento, entre elas:

Treinamentos para as equipes

O treinamento do quadro de funcionários é uma ferramenta ótima para garantir a segurança e bem-estar de todos. Pensando naqueles que possuem pouco tempo de empresa, sempre há um treinamento ou outro que pode ajudar com os processos e evitar acidentes ou situações desconfortáveis.

Adote isso também para os colaboradores que já possuem um tempo de casa maior, afinal, sempre há atualizações em procedimentos e processos e mantê-los atualizados fará total diferença.

Dobre sua atenção quanto ao ambiente de trabalho

É crucial observar se o layout atual da sua empresa é o mais adequado para o seu nível organizacional. Foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente. 

Faça uma boa definição de processos

Por fim, o mapeamento de processos é muito importante para garantir que a segurança industrial esteja de acordo com a sua empresa. Essa tática procura entender todas as etapas de atividades de uma organização e colocá-las em ordem funcional, gerando um fluxograma de atividades e identificando pontos mais críticos.

Assim, é possível modelar e otimizar todas as etapas do negócio, visando maior produtividade e segurança também.

Como um sistema de integrado de gestão pode auxiliar na Segurança do Trabalho?

Os sistemas de gestão combinam práticas, processos e procedimentos adotados para implementar uma cultura de qualidade nas empresas.

Os principais objetivos do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional são:

  • atendimento à legislação;
  • identificação de riscos e perigos entre as atividades da empresa, possibilitando a atuação preventiva;
  • conscientização de colaboradores quanto aos cuidados com a saúde e integridade física de todos.

O que é a OHSAS 18001?

A OHSAS 18001 é uma certificação baseada em um padrão internacional, focada na implementação de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO).

Também conhecida como ISO 45001 — o nome mais atual para norma que está passando por mudanças estruturais —, essa iniciativa busca aprimorar a performance em Segurança e Saúde no Trabalho nas organizações.

Entre os benefícios que um SGSSO pode gerar para as empresas, estão:

  • a diminuição significativa de perigos, acidentes e parada de trabalho mediante a sistematização de todas as tarefas;
  • a redução do risco de passivos trabalhistas e ações judiciais, já que a instituição ganha mais acesso e conhecimento contínuo sobre a legislação;
  • o fortalecimento da imagem da empresa, vista como uma organização preocupada com a saúde e a segurança dos funcionários;
  • o crescimento do envolvimento dos colaboradores graças aos processos e às ferramentas de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

Conheça a EJEP!

Somos uma organização sem fins lucrativos, também conhecida como Empresa Júnior de Engenharia de Produção, buscando auxiliar líderes e tomadores de decisões das empresas a fornecerem produtos e serviços com melhor qualidade.

Com soluções práticas, inovadores e eficazes, temos mais de 28 anos de experiência e transformação do mercado.
Quer entender melhor sobre o mapeamento de processos de uma empresa? Então clique e veja como realizar um mapeamento de processos para prosperar o seu negócio ainda mais!

Outros posts