O comércio digital, que já era tendência, foi ainda mais estimulado pela pandemia. Assim, saber como vender online sem estoque, tornou-se fundamental.
Claro que esse mercado também tem se tornado cada vez mais disputado. Com tantas novas lojas online surgindo todos os dias, pode ser um choque para muitos quanto trabalho e planejamento é necessário para lançar manter um negócio online.
O processo vai da aquisição de produtos e a construção do site, até o planejamento de envio e marketing. Ou seja, tudo pode ser um tanto complexo!
Antes de apresentar algumas maneiras pelas quais você pode iniciar uma loja sem estoque, vale refletir sobre os prós e contras de investir nesse tipo de negócio.
Vejamos:
Vantagens e Desafios de vender online sem estoque
Um negócio online pode parecer fácil à primeira vista e realmente tem suas vantagens. Contudo, assim como em qualquer outro tipo de empreendimento também tem seus desafios.
Elencamos alguns pontos positivos e negativos de vender online sem estoque. Confira!
Prós de vender online sem estoque
● Economia de dinheiro com despesa de armazenamento
● Agilidade no envio (que é feito por empresas mais especializadas)
● Mais tempo livre para se concentrar no crescimento do negócio
● Menor investimento inicial
● Maior potencial para diversificar produtos
● Aproveitar a experiência de outras empresas
● Sem necessidade de instalações permanentes
Contras de vender online sem estoque:
● Margens de lucro mais baixas
● Fornecedores potencialmente não confiáveis
● Mais difícil de manter o controle de qualidade
● Menos flexibilidade na oferta de produtos
Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens desse tipo de negócio, descubra como vender online sem estoque:
Produtos de Impressão sob demanda
Iniciar uma loja de impressão sob demanda é uma ótima maneira de vender produtos online e criar esses produtos apenas quando são pedidos. Esse método funciona para qualquer produto impresso, como:
- Impressões de arte
- Camisetas
- Canecas
- Livros
- Brindes corporativos
Você pode começar uma loja de impressão por encomenda comprando sua própria impressora e imprimindo os pedidos quando chegarem. No entanto, essa abordagem exige que você mantenha materiais em branco em estoque como o papel, camisetas e canecas.
Uma abordagem melhor para aqueles que desejam manter o estoque zero seria terceirizar para uma gráfica externa e simplesmente enviar seus pedidos quando recebê-los, por exemplo.
Esta é uma opção popular usada por muitas marcas, portanto, existem vários fornecedores desse serviço. Muitas dessas empresas permitem que você monte sua própria loja, com os pedidos indo diretamente para elas. Eles então pagarão uma comissão por cada venda.
O quanto você paga/recebe depende do produto que está sendo impresso, e do fornecedor que você selecionar.
Dropshipping
Primeiramente, dropshipping é um método de vendas no varejo no qual o vendedor não mantém nenhum produto em estoque.
O dono da loja dropshipping trabalha como um intermediário para a compra e é responsável somente por executar processos de marketing e vendas.
Ou seja, uma loja em dropshipping funciona como uma vitrine terceirizada e todos os processos de reserva e entrega são feitos pelo fornecedor original.
Para o empreendedor, essa é uma chance de aumentar seus ganhos por meio de seus canais de comunicação, sem a necessidade de investimentos estruturais.
Enquanto que, para o fabricante ou atacadista, é a oportunidade de alavancar suas vendas através do serviço de divulgação terceirizado.
Em outras palavras, uma via de mão dupla, cujos acordos no contrato podem variar.
Veja como funciona:
- O vendedor importa as listas de produtos dos fornecedores parceiros
- O cliente faz os pedidos na loja online deste vendedor
- O vendedor repassa os pedidos dos clientes para o fornecedor
- Os fornecedores realizam as entregas aos clientes
Essa é uma das formas mais fáceis de vender online sem estoque e por isso tem atraído muitos interessados. Mesmo assim, o método exige um bom planejamento e estratégia, especialmente com marketing digital.
Marketing Multinivel
O principal objetivo do marketing digital é estimular as pessoas para que formem uma rede em torno de si que comercializem um produto, promovendo uma estrutura com diversos níveis.
O Marketing Multinível funciona assim:
A remuneração dos membros vem de duas fontes principais: a principal é a venda de produtos para clientes que estão fora da sua rede e a secundária são comissões por trazer novos membros para a rede.
A receita da venda de produtos é dividida entre os membros de diferentes níveis dentro da subrede. A conquista de novos membros, na perspectiva do fornecedor, é uma forma de incentivar o crescimento e a abrangência do seu negócio.
Alguns desses empresários também se incubem da qualificação da rede a fim de melhorar seu desempenho.
Assim, o MMN tem um importante papel ao estimular o empreendedorismo. De um lado, para o pequeno fabricante, com poucos recursos, do outro, para o grande investidor com boas habilidades de venda e articulação de times.
Produtos e Serviços Digitais
Os infoprodutos são uma ótima forma de vender online sem estoque. Na verdade, este é um dos únicos métodos em que você não terá uma margem de lucro menor como resultado por não gerenciar seu estoque.
Os produtos e serviços digitais abrangem um amplo catálogo, que inclui:
- Produtos Educativos (cursos, planos de dieta, livros de receitas)
- Entretenimento (música, filmes, podcasts)
- Programas de Afiliados
- Serviços (tutoria, treinamento pessoal, etc.)
A maioria dos produtos digitais são ilimitados e podem ser vendidos online quantas vezes você quiser ou puder. Ou seja, isso abre um enorme potencial de crescimento, com muito pouco custo além da criação inicial do produto.
No entanto, provar o valor dos produtos digitais pode ser complicado, especialmente em nichos onde é fácil encontrar recursos semelhantes e gratuitos. Os produtos digitais também podem ser facilmente copiados e redistribuídos com pouco ou nenhum custo.
Venda sob demanda
A venda sob demanda é uma opção bastante simples de vender online sem estoque. Em outras palavras, nesta abordagem, o lojista anuncia os produtos que são armazenados por terceiros e os encomenda somente quando ocorrem as vendas.
Dessa forma, quando falamos de terceiros, nos referimos a fabricantes, lojas de varejo ou atacado etc. No entanto, o processo de embalagem e envio ficam por conta do lojista, já que ele é o responsável por anunciar e vender os itens.
Então, suponhamos que você anuncie calçados em seu site, ao fazer uma venda, você imediatamente faz a compra do produto, embala e envia ao consumidor.
Neste modelo, o seu lucro irá depender da precificação dos itens, pois, lembre-se de que você vai precisar pagar pelo item a cada venda realizada.
Pronto para começar a vender online sem estoque?
Lembre-se que, para ter ainda mais sucesso, você sempre pode contar com uma consultoria especializada em vendas online e assim começar o seu negócio com mais segurança.
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