Qual a Importância da comunicação na Empresa?

Entender a importância da comunicação na empresa é essencial para o desenvolvimento de um fluxo eficiente de informações dentro e fora da empresa.

A comunicação empresarial eficaz se dá quando os funcionários e a administração da empresa interagem uns com os outros para alcançar as metas organizacionais. Para isto,  ela deve estar alinhada com os valores centrais do negócio.

Seu principal objetivo é melhorar as práticas organizacionais, eliminar barreiras, manter os colaboradores informados e reduzir os erros.

Assim, a comunicação empresarial é essencial para o sucesso e o crescimento de qualquer negócio e, ao contrário das comunicações pessoais, deve ser sempre orientada por objetivos claros.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da comunicação na empresa.

Diferentes tipos de Comunicação Empresarial

Existem 4 tipos principais de comunicação empresarial:

Ascendente Interna

É a comunicação que vem de um subordinado a um gerente ou outro indivíduo acima na hierarquia. Geralmente incluem formulários de feedback e relatórios de funcionários ou líderes de equipe.

Descendente Interna

Flui de um superior para um ou mais subordinados. Este tipo de comunicação pode ser por meio de carta, memorando ou orientação verbal. Um exemplo pode ser um memorando sobre um novo procedimento operacional da empresa, como requisitos de segurança ou novos regulamentos.

Lateral ou interna

É aquela que acontece entre os funcionários no local de trabalho. Hoje, ela ocorre de muitas maneiras diferentes: chats, mensagens, e-mails, aplicativos, etc, dentro ou entre departamentos. Essa comunicação empresarial  desempenha um papel crucial no engajamento e na produtividade da empresa.

Externa

É qualquer comunicação que acontece com partes externas, como clientes, prospects, fornecedores ou parceiros. Diferente dos outros tipos de comunicações empresariais, essas acontecem com menos regularidade.

Qual a importância da comunicação na empresa feita de forma eficaz?

A seguir, algumas das principais razões pelas quais as comunicações empresariais são tão importantes para o sucesso de uma empresa:

1. Melhor o engajamento dos funcionários

Pesquisas mostram que a comunicação eficaz por parte da liderança é o principal fator de comunicação interna, que se correlaciona estatisticamente com o envolvimento dos funcionários.

As equipes de comunicação interna têm papel no apoio, orientação e um conjunto significativo de equipes sobre a importância da comunicação.

2. Elimina o excesso de e-mail

É comum um funcionário receber uma enxurrada de e-mails diariamente. No entanto, só uma pequena quantidade deles deveriam ter nossa atenção. Empresas que usam ferramentas modernas para engajamento e comunicação dos funcionários eliminam esse problema de sobrecarga de e-mail.

3. Evita comunicações desnecessárias

Muito conteúdo irrelevante geralmente resulta em sobrecarga de informações. Isso significa que informações realmente importantes para que um funcionário possa facilmente se perder. Na empresa, o uso das comunicações corretas são cruciais para eliminar esse desafio.

4. Aumenta a produtividade

Quando há sobrecarga de informações, os funcionários gastam muito tempo filtrando as que importam. Um funcionário gasta 2,5 horas médias com informações. Mensalmente, isso resulta em uma semana inteira perdida para encontrar algo que deveria estar ao alcance dos funcionários.

Além de potencializar o tempo que seria gasto com informações inúteis, a comunicação eficaz também melhora a confiança e a colaboração no local de trabalho.

5. Melhora a comunicação entre departamentos

Para que os funcionários sejam mais produtivos, eles precisam se comunicar e colaborar com facilidade. Por exemplo, seu departamento de pesquisa precisa estar sincronizado com sua equipe de marketing e seu escritório de negócios com o departamento de TI.

6. Melhora a comunicação com trabalhadores remotos

Equipes remotas são o futuro do trabalho. Isso significa que é necessário um novo tipo de abordagem de comunicação, liderança e gestão.

A coordenação entre horários, diferenças culturais e linguísticas são apenas alguns dos desafios a serem enfrentados. Além disso, a distância muitas vezes torna mais difícil para funcionários remotos se sentirem como uma equipe.

Melhores comunicações internas na empresa podem ter um impacto significativo em como as equipes remotas colaboram e se conectam.

7. Reduz a rotatividade de funcionários

Empresas com funcionários mais engajados e satisfeitos alcançam níveis mais confortáveis ​​de taxas de rotatividade, pois estes se sentem mais seguros e relevantes para a empresa.

Por outro lado, a falta de informações podem levar ao estresse, desengajamento, provocando nos funcionário uma sensação de irrelevância.

8. Melhora o compartilhamento de conhecimento

Um dos principais objetivos que as empresas estão tentando alcançar investindo em comunicação é melhorar suas práticas de conhecimento.

Uma comunicação eficaz não só melhora o conhecimento sobre os processos organizacionais, como contribui para a formação pessoal de funcionários em diversas áreas. 

9. Melhora a satisfação do cliente

Quando a comunicação na empresa é ruim, duas coisas acontecem em relação ao atendimento ao cliente e sua satisfação. Primeiro, os funcionários poderão não ter as informações de que os clientes precisam. Em segundo lugar, os clientes sentirão essa dificuldade dos funcionários e terão uma experiência negativa.

De fato, estudos mostram que a atitude dos funcionários tem um impacto significativo na satisfação do cliente, o que resulta em um aumento na receita.

10. Contribui para cultura organizacional

Finalmente, uma estratégia de comunicação empresarial adequada é crucial para a construção de uma melhor cultura da empresa e ambiente de trabalho.

Empresas que se comunicam de forma transparente e aberta têm um ambiente de trabalho muito mais saudável, motivação e satisfação dos funcionários.

Por outro lado, as organizações que negligenciam a comunicação empresarial como meio de melhorar a cultura organizacional sofrem com baixo engajamento, altas taxas de rotatividade e baixas taxas de satisfação de funcionários e clientes.

Como melhorar a comunicação na empresa?

No mundo da transformação digital, as empresas devem estar prontas para adotar novas tecnologias para melhorar seus exercícios organizacionais, dentre eles a comunicação empresarial.

Assim, muitas empresas estão implementando aplicativos de comunicação móvel para melhorar a comunicação entre funcionários e garantir que estes sempre irão trabalhar com informações importantes.

Além disso, a mudança para o trabalho remoto também tem exigido das empresas novas ferramentas para lidar com uma comunicação eficaz e em tempo real. Desta forma, as comunicações empresariais tendem a ser cada vez mais fáceis, rápidas e simplificadas.

Ou seja, as empresas devem continuamente pensar seus processos e ferramentas de comunicação interna e externa, a fim de otimizar seus trabalhos e garantir seu sucesso.

Agora que você entendeu qual a importância da comunicação na empresa, não deixe de avaliar como está esse fator no seu negócio e o que fazer para melhorar.

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