Como melhorar os resultados da empresa: 7 dicas para alavancar seus negócios

Um negócio de sucesso tem mais a ver com resultados do que apenas trabalho duro. Assim, sua pergunta-chave é: Como melhorar os resultados da empresa?

É fácil conseguir de um empreendedor relatos de o quanto ele está trabalhando, mas muitas vezes há uma grande dificuldade em fazer com que quantifiquem os resultados.

Você nunca deve parar de procurar maneiras de obter mais tração com menos horas pessoais e mais produtividade, eficiência e impulso da equipe. Contudo, a maior parte dos empresários, é levada a pensar que, se ele e seus funcionários tivessem mais horas, poderiam obter melhores resultados.

A boa notícia é que existem excelentes maneiras de melhorar os resultados da empresa e sua produtividade, bem como a satisfação dos funcionários, sem trabalhar mais horas. Confira as dicas a seguir:

1.  Conheça  o presente para  planejar o futuro

Para melhorar os resultados da empresa, você precisará entender o desempenho atual do negócio e o potencial futuro usando ferramentas e recursos como os seguintes:

  • Uma análise SWOT: revela os pontos fracos e fortes do negócio, bem como ameaças e oportunidades.
  • Uma análise de Benchmarking: compara o desempenho da sua empresa com empresas semelhantes.
  • Pesquisas de mercado e análises de tendências: avaliam dados de negócios em grande escala para descobrir como atender melhor seus clientes.

Por fim, um consultor pode ajudá-lo a criar um novo modelo de negócios levando em consideração tendências e outros dados.

2.  Escolha algumas metas bem definidas

Normalmente, uma empresa com mais de cinco objetivos principais não conseguirá concentrar recursos suficientes em nenhum deles para realizá-los bem.

Para tornar seu negócio mais eficiente: 

  • Escolha apenas três a cinco metas;
  • Torne-as específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e anexadas a um prazo.
  • Coloque-as em ordem de prioridade, pois é eficiente focar em alguns objetivos antes de outros, ao invés de tentar fazer todos de uma vez;
  • Transforme- as em um plano com ações e tarefas necessárias em detalhes, tempo para cada uma, com datas de início e término, pessoas responsáveis pela conclusão de cada tarefa, suprimentos e outros recursos necessários, incluindo o orçamento. Defina também o resultado desejado de cada tarefa e como será medido.

Ao definir metas de negócios, uma boa regra é torná-las possíveis, mas difíceis de alcançar. Elaborar metas que você sabe que vai alcançar pode fazer seu negócio parecer bom, mas não o garantirá para o sucesso a longo prazo.

Também é importante escolher metas  que realmente ajudariam sua empresa a melhorar, tais como aumentar o número de clientes, aumentar as vendas, reduzir o custo de aquisição de clientes e melhorar a retenção de funcionários.

Uma abordagem interessante também é criar metas de resultados relevantes para todos os funcionários-chave. Isso obriga você a quantificar seus objetivos de negócios em todos os níveis, e os funcionários sabem exatamente o que se espera deles

3.  Tenha um política para sua equipe

Melhorar os resultados da empresa também está baseado em ter as melhores pessoas para cada tarefa. Você precisará construir uma cultura que apoie essas pessoas e que as encoraje a colaborar.

Além de conhecer sua equipe bem o suficiente para encaixá-la nas melhores tarefas, seu departamento de RH também deve contratar colaboradores que sejam adequados à sua cultura desde o início.

Também é importante investir em seus funcionários. Isso porque, pesquisas demonstram que manter seus melhores talentos exige flexibilidade, desenvolvimento e uma trajetória de carreira bem definida, pontos valorizados por funcionários.

Os empregadores podem ajudar a aumentar o engajamento ouvindo os funcionários, oferecendo os melhores benefícios e reconhecendo os trabalhadores, além de fornecer incentivos para que todos foquem em resultados reais.

Além disso, procure promover uma comunicação aberta entre todos os membros da equipe. Isso deve começar “de cima”, com uma política de portas abertas, atualizações frequentes para a equipe e que deixe claro que feedback e sugestões são apreciados, em vez de penalizados.

4.  Avalie onde a tecnologia e o treinamento podem ajudar

É fundamental e é sua responsabilidade acompanhar as mudanças em seu setor.

Por exemplo: Se o seu contador ainda mantém os registros financeiros e de clientes em pastas de arquivos que só acumulam, ele provavelmente não está fazendo nenhum favor a si mesmo ou à sua empresa, mesmo que trabalhe 100 horas por semana. Sua maior prioridade pode ser ajudá-lo a fazer algumas mudanças.

Atualmente há uma grande diversidade de softwares de gestão e automação de processos em todas os setores, é importante se modernizar sempre para melhorar os resultados da empresa.

5.  Monitore seus resultados

Por fim, você precisará monitorar o andamento e os resultados das tarefas usando os critérios de medição definidos no seu  plano de ação. Algumas tarefas simples podem ser medidas como simplesmente “concluídas” ou “não concluídas”.

Mas você medirá os principais objetivos com números, como um aumento percentual no lucro, por exemplo. Você também pode aumentar a produtividade definindo marcos no caminho para cada meta que ajudam os funcionários a acompanhar o progresso do plano.

Com esse feedback concreto, você pode buscar maneiras de aumentar a eficiência da empresa em transformar recursos em resultados.

Considere avaliar esse desempenho semanalmente ou mensalmente. Dessa forma, você pode atribuir resultados a ações específicas que você realizou. E você pode determinar se precisa mudar alguma coisa.

6.  Esteja disposto a pensar fora da caixa

Se você realmente quer saber como melhorar os resultados da empresa, precisa estar disposto a pensar fora da caixa. Ser criativo e encontrar novas maneiras de melhorar seus negócios pode ajudá-lo a obter melhores resultados.

Claro, você não pode esperar que toda nova ideia seja um sucesso. Algumas ideias e mudanças podem atrasá-lo. Você precisa estar pronto para assumir alguns riscos calculados – e aceitar os resultados desses riscos – se quiser sacudir seus negócios.

Entre as áreas nas quais você pode mexer estão:

  • Esforços de marketing;
  • Adições ou alterações de produtos ou serviços;
  • Parcerias com outras empresas;
  • Preços estratégicos, entre outros.

7.  Priorize o atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é um grande diferencial para os consumidores  na hora de escolher uma empresa. Sim, mesmo nesta era digital. Quando se trata de saber como melhorar os resultados da empresa, tente priorizar o atendimento ao cliente.

Você e seus funcionários não devem apenas ser gentis e amigáveis, mas também oferecer um serviço personalizado.

Chamar os clientes pelo nome e oferecer produtos ou serviços personalizados com base em suas aspirações são apenas algumas maneiras de priorizar o atendimento ao cliente.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como implementá-las e melhorar os resultados da empresa? Visite nosso site e conheça os serviços da EJEP.

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