Como o Mapeamento de Fluxo de Valor Diminui os Desperdícios da Sua Empresa

mapeamento de fluxo de valor

O Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), que também é chamado de Value Stream Mapping (VSM), é uma ferramenta que ajuda as empresas a identificarem os gargalos e desperdícios, como tempo e mão-obra, aumentando a  produtividade da linha, processos administrativos e demais serviços. 

Esse mapeamento vem da metodologia de gerenciamento do Lean Manufacturing (produção enxuta) e quando bem utilizado nas empresas, faz uma diferença extremamente relevante, diminuindo custos em áreas e setores que o gestor nem imaginava que poderia economizar e tornando o fluxo da produção e informações contínuo.

Conheça mais sobre o MFV e como ele pode ajudar seus negócios!

O que é o Mapeamento de Fluxo de Valor?

O Mapeamento de Fluxo de Valor contém todas as etapas que envolvem os materiais e as informações que agregam valor ao produto. Ele é muito importante justamente para saber eliminar o que não é necessário na produção, proporcionando maior vantagem competitiva para o negócio e menos desperdícios.

Basicamente, ele pode ser dividido em três fases:

  • 1ª Identificar os gargalos;
  • 2ª Identificar as ilhas de eficiência;
  • 3ª: identificar o que efetivamente agrega valor ao produto;
  • 4ª: identificar o que não agrega valor, mas que é essencial para o processo (para manter a qualidade do produto ou serviço);
  • 5ª: identificar processos que não agregam valor e que devem ser eliminados.

Como o MFV diminui os desperdícios das empresas

Com todas as informações obtidas por meio do Mapeamento de Fluxo de Valor, as empresas conseguem reduzir drasticamente os desperdícios no processo de produção. Isso porque em muitas situações, as operações ocorrem sem que a gestão tenha ideia de tudo o que pode ser retirado dos processos e diminuir os custos e outros desperdícios.

Evitar esses desperdícios em cada etapa do processo consequentemente aumenta a produtividade da empresa, tornando suas soluções bem mais competitivas em relação aos concorrentes. 

Além disso, o MFV ajuda a estruturar um sistema de indicadores de desempenho que basicamente vai auxiliar o controle do que precisa de melhoria tanto nas áreas da indústria (produção) quanto no setor administrativo.

Como cada indústria tem suas diferenças em capacidade de produção, não é aconselhado basear as atividades em achismos ou no que o concorrente faz. É preciso conhecer e avaliar a taxa de agregação de valor dos processos da sua empresa para tomar as melhores decisões. Por isso, utilizar o MFV auxilia a saber com precisão esses detalhes.

Saber quais processos são os mais críticos e seus impactos no resultado final dá ao gestor a vantagem de ter a informação do que é mais eficaz para cada setor. 

A sua empresa já implementou o mapeamento de fluxo de valor? A EJEP oferece esse serviço para que você saiba exatamente o que pode estar gerando desperdícios em cada área e processo da sua empresa e entender quais planos de ação são ideais para eliminá-los. Faça já um diagnóstico gratuito!

Outros posts