Fazer melhorias na linha de produção de indústrias é algo que deve ser feito sempre, aumentando a qualidade dos produtos e serviços e a capacidade produtiva, mantendo a competitividade no mercado. É imperativo o uso da ferramenta PDCA – planejar, fazer, checar e analisar.
Continue lendo para saber mais!
Por que fazer melhorias na linha de produção?
Os principais motivos para investir em melhorias na linha de produção são:
- aumento da capacidade produtiva;
- aumento na confiabilidade de entrega para clientes prioritários;
- redução do número de pedidos com atraso;
- redução de retrabalhos;
- clientes mais satisfeitos com o seu produto.
Como fazer melhorias na linha de produção?
A pergunta que não quer calar é: como conseguir otimizar a produção?
Com a ajuda de uma consultoria para empresas, por exemplo, é possível fazer uma avaliação mais profunda e abrangente do que precisa ser feito. A EJEP, é especialista no assunto, então trouxemos alguns elementos que vão ajudar. Confira!
1. Planejamento e controle da produção (PCP)
O planejamento e controle da produção (PCP) é um sistema da Engenharia de Produção formado por um conjunto de ações que busca fornecer diferentes técnicas e metodologias para o gerenciamento da cadeia produtiva de uma indústria.
Essa é uma estratégia básica que deve ser implementada, pois o PCP auxilia a:
- planejar quando, quanto, onde e em que ordem o bem de consumo será produzido;
- definir necessidade de compra de matéria prima atual e futura;
- verificação constante do funcionamento das etapas de produção;
- controle para que tudo aconteça conforme o previsto.
O PCP ajuda a garantir informações vindas dos subsistemas da organização que influenciam diretamente no funcionamento das linhas de produção e a definir como usar os recursos disponíveis da empresa da melhor forma, cumprindo todas as entregas dentro dos prazos.
2. Inovação e automação industrial
Outro fator imprescindível para melhorar a linha de produção, reduzir custos e controlar o desperdício é investir na automação da indústria e usar novas tecnologias. Isso promove o desenvolvimento da manufatura e, consequentemente, a empresa ficará em um patamar acima da concorrência.
Não só com maquinários, mas implementar uma cultura de inovação e ferramentas para possibilitar melhorias internas é essencial. Uma grande fonte dessas ferramentas é o Lean.
Por exemplo, a caixa de sugestões que fica disponível para todos os colaboradores e criar um espaço nas reuniões para que as pessoas se sintam livres para sugerir otimizações nos processos atuais. No entanto, o principal é desenvolver uma cultura de melhoria contínua em todos os patamares da empresa.
3. Motivação e políticas de incentivo aos colaboradores
A linha de produção de uma indústria é, em sua grande maioria, um ambiente de trabalho desgastante, devido aos movimentos repetitivos e cansativos. Esse fator pode contribuir para desmotivação da equipe, gerando muito turnover (rotatividade de mão de obra).
Já pensou em quanto desperdício de recursos financeiros e de tempo isso pode custar? Afinal, as substituições na equipe geram despesas trabalhistas, período de recrutamento, adaptação e treinamento de novos funcionários, etc.
Sendo assim, investir em políticas de incentivo, ou seja, campanhas de premiações e reconhecimento dos colaboradores, é uma forma de gerar motivação na equipe.
Já utiliza essas dicas na sua indústria? A EJEP conta com várias soluções para otimizar a linha de produção das empresas. Faça um diagnóstico gratuito com a nossa equipe para entender o que podemos melhorar no seu negócio.