Planejamento e Controle da Produção (PCP) — Como Implementar Nas Indústrias?

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O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é responsável pelo gerenciamento produtivo das indústrias. Isso significa que a ferramenta é utilizada para planejar quando, quanto, onde e em que ordem determinado produto é fabricado. Assim como também serve para verificar o andamento das atividades e se estão funcionando corretamente. 

Existem vários detalhes que são importantes seguir nesse processo. Continue lendo para saber quais são e como a EJEP pode implementá-los na sua empresa.

O que é PCP?

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma técnica da engenharia de produção que influencia a programação, sequenciamento e controle de rendimento. O seu objetivo é gerar o aumento na capacidade produtiva, redução de custos e domínio da qualidade dos produtos.

Algumas indústrias procuram a EJEP quando estão com gargalos e utilizamos o PCP para solucionar problemas como:

  • pouco aproveitamento da capacidade produtiva;
  • baixa produtividade;
  • pedidos em atraso;
  • necessidade de maior agilidade;
  • segurança na produção.

Como implementar o Planejamento e Controle da Produção em indústrias?

Imagine esse cenário: uma indústria de galões de água está com baixa produtividade devido às paradas de máquinas, ociosidade de mão de obra, maior tempo de processamento dos pedidos e demora na entrega. 

Existem algumas ferramentas que auxiliam a resolver todos esses problemas, entre elas o PCP. Veja a seguir como fazer a implementação desse método nas indústrias: 

Previsibilidade das demanda da produção

O método começa com a estimativa de qual será o volume de vendas e da demanda da empresa em um determinado período. Essa etapa é fundamental, pois é o momento em que elaboramos uma estimativa da quantidade de materiais para a produção e a mão de obra necessária, considerando o curto, médio e longo prazo.

Planejamento da capacidade produtiva

Após a previsão da demanda, a indústria precisa verificar e adaptar a sua capacidade produtiva. Portanto, é nesta fase em que a EJEP avalia se sua empresa precisa contratar mais colaboradores, investir em mais máquinas e equipamentos ou o contrário.

Planejamento agregado e plano mestre

O planejamento agregado é elaborado uma vez ao ano, porém é revisado mensalmente. Nele constam  informações como:

  • volume de estoque e produção mensal (considerando o exemplo anterior, poderíamos pensar em quantos galões de água estão armazenados);
  • contratação e demissão de colaboradores;
  • contratação de horas extras;
  • contratos com fornecedores (por exemplo: do plástico das embalagens);
  • contratos com serviços de logística (caminhões e outros veículos que fazem as entregas).

Já no plano mestre, a empresa analisa e direciona seus recursos para atender a demanda de um determinado período, produzindo a quantia certa, na hora certa, como no método just in time. Além disso, é um pouco mais detalhado, informando itens, quantias e estoques.

Gerenciamento e controle da linha de produção

Depois dessas etapas, vem o gerenciamento do chão de fábrica. Independentemente de qual seja o setor da indústria — química, alimentícia, metalúrgica, entre outras — deve ser planejado fatores como:

  • a quantidade de materiais;
  • a organização do estoque;
  • os lotes dos produtos;
  • a sequência produtiva;
  • os padrões de manufatura.

Com o planejamento feito, chegou a hora de controlar a sua produção e verificar se está tudo seguindo o combinado.

Nessa etapa, a EJEP ajuda sua organização a mensurar e analisar os dados informados para identificar problemas remanescentes, melhorar os processos e realizar novos ajustes.

Agora que já sabe o que é PCP, comece a implementar o Planejamento e Controle da Produção na sua empresa. A EJEP é especialista no assunto e podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe e faça um diagnóstico gratuito!

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