O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é responsável pelo gerenciamento produtivo das indústrias. Isso significa que a ferramenta é utilizada para planejar quando, quanto, onde e em que ordem determinado produto é fabricado. Assim como também serve para verificar o andamento das atividades e se estão funcionando corretamente.
Existem vários detalhes que são importantes seguir nesse processo. Continue lendo para saber quais são e como a EJEP pode implementá-los na sua empresa.
O que é PCP?
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma técnica da engenharia de produção que influencia a programação, sequenciamento e controle de rendimento. O seu objetivo é gerar o aumento na capacidade produtiva, redução de custos e domínio da qualidade dos produtos.
Algumas indústrias procuram a EJEP quando estão com gargalos e utilizamos o PCP para solucionar problemas como:
- pouco aproveitamento da capacidade produtiva;
- baixa produtividade;
- pedidos em atraso;
- necessidade de maior agilidade;
- segurança na produção.
Como implementar o Planejamento e Controle da Produção em indústrias?
Imagine esse cenário: uma indústria de galões de água está com baixa produtividade devido às paradas de máquinas, ociosidade de mão de obra, maior tempo de processamento dos pedidos e demora na entrega.
Existem algumas ferramentas que auxiliam a resolver todos esses problemas, entre elas o PCP. Veja a seguir como fazer a implementação desse método nas indústrias:
Previsibilidade das demanda da produção
O método começa com a estimativa de qual será o volume de vendas e da demanda da empresa em um determinado período. Essa etapa é fundamental, pois é o momento em que elaboramos uma estimativa da quantidade de materiais para a produção e a mão de obra necessária, considerando o curto, médio e longo prazo.
Planejamento da capacidade produtiva
Após a previsão da demanda, a indústria precisa verificar e adaptar a sua capacidade produtiva. Portanto, é nesta fase em que a EJEP avalia se sua empresa precisa contratar mais colaboradores, investir em mais máquinas e equipamentos ou o contrário.
Planejamento agregado e plano mestre
O planejamento agregado é elaborado uma vez ao ano, porém é revisado mensalmente. Nele constam informações como:
- volume de estoque e produção mensal (considerando o exemplo anterior, poderíamos pensar em quantos galões de água estão armazenados);
- contratação e demissão de colaboradores;
- contratação de horas extras;
- contratos com fornecedores (por exemplo: do plástico das embalagens);
- contratos com serviços de logística (caminhões e outros veículos que fazem as entregas).
Já no plano mestre, a empresa analisa e direciona seus recursos para atender a demanda de um determinado período, produzindo a quantia certa, na hora certa, como no método just in time. Além disso, é um pouco mais detalhado, informando itens, quantias e estoques.
Gerenciamento e controle da linha de produção
Depois dessas etapas, vem o gerenciamento do chão de fábrica. Independentemente de qual seja o setor da indústria — química, alimentícia, metalúrgica, entre outras — deve ser planejado fatores como:
- a quantidade de materiais;
- a organização do estoque;
- os lotes dos produtos;
- a sequência produtiva;
- os padrões de manufatura.
Com o planejamento feito, chegou a hora de controlar a sua produção e verificar se está tudo seguindo o combinado.
Nessa etapa, a EJEP ajuda sua organização a mensurar e analisar os dados informados para identificar problemas remanescentes, melhorar os processos e realizar novos ajustes.
Agora que já sabe o que é PCP, comece a implementar o Planejamento e Controle da Produção na sua empresa. A EJEP é especialista no assunto e podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe e faça um diagnóstico gratuito!