O que é e quais são as etapas do Planejamento e Controle da Produção?

As etapas do Planejamento e Controle da Produção referem-se aos estágios de pré-produção da manufatura a fim de garantir a eficiência na produção. 

Estes estágios têm como objetivo o gerenciamento de recursos, mão de obra, cronogramas e outros aspectos da produção de bens e serviços.

O planejamento e o controle da produção são implementados pelas empresas para fortalecer ainda mais seu processo de produção e evitar que contratempos afetem suas operações normais.

Neste artigo, mostraremos o que é e quais as etapas do planejamento e controle da produção, assim como os seus benefícios para a empresa. Confira!

O que é Planejamento e Controle da Produção?

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um sistema que programa e gerencia a alocação de recursos humanos, matérias-primas, ambientes de trabalho, máquinas e processos de produção.

Seu objetivo é encontrar a maneira mais eficiente de criar produtos acabados com os prazos de entrega adequados para atender à demanda de produção.

As etapas desse processo referem-se aos dois estágios de pré-produção: 

Planejamento da Produção

O Planejamento da Produção ajuda as empresas a trabalhar de maneira mais inteligente, gerenciando com eficiência os recursos internos para atender aos pedidos ou demandas dos clientes.

Esse estágio resolve o quê, quando e quanto produzir. Ele estabelece a capacidade de produção e identifica quais matérias-primas, lista de materiais ou lista alternativa de materiais são necessárias para atender à demanda.

Em seguida, prepare um plano de produção viável.

Controle de produção

O controle de produção monitora e mede o desempenho dos trabalhos, fornecendo visibilidade e relatório. Se alguma ação corretiva for necessária, ela será iniciada.

Esse estágio deve incluir diferentes técnicas de controle para alcançar níveis elevados de desempenho de produção.

Etapas do Planejamento e Controle da Produção

Para uma integração harmoniosa do planejamento e controle da produção, as empresas devem implementar uma rotina sistemática comprovadamente eficaz.

Os gerentes de produção também devem enfatizar a importância de seguir o processo estabelecido de ponta a ponta para garantir que todos os envolvidos na produção contribuam para seu sucesso.

As etapas combinadas de planejamento e controle da produção podem ser diferentes de acordo com as necessidades específicas de um negócio, mas a sequência mais utilizada é a seguinte:

1. Planejamento ou Previsão da demanda

A previsão de demanda detalha todos os materiais, mão de obra, técnicas, recursos e outros detalhes iniciais necessários para concluir a produção. Se houver instruções específicas de outros setores do negócio, elas também devem ser anotadas nesta etapa.

Isso ajuda a fortalecer a abordagem de produção desde o início para evitar o uso indevido de recursos ou falhas de comunicação nos cronogramas de produção.

2. Mapeamento da Rota

A rota determina o caminho das mercadorias desde aquisição das matérias-primas até os produtos acabados. Ele especifica a sequência mais eficiente das operações e também identifica as máquinas e/ou processos a serem utilizados em cada etapa da produção.

O roteamento garante que o fluxo seja contínuo, indicando possíveis gargalos na produção.

3. Programação

A programação indica todos os elementos de produção relacionados ao tempo ou cronogramas. A programação deve ajudar a organizar as etapas de fabricação em ordem de prioridade e, idealmente, incluir os horários de início e término de cada tarefa de produção.

As empresas podem utilizar vários tipos de práticas de agendamento, como programação mestra, cronogramas de operação ou cronogramas diários para organizar ainda mais seu processo de produção.

4. Carregamento

O carregamento é o processo que determina a carga de trabalho ideal relativa aos funcionários e às máquinas utilizadas, de acordo com sua capacidade.

O carregamento permite que as empresas identifiquem se há potencial escassez de mão de obra ou desafios em qualquer um dos setores de trabalho.

Com o carregamento, você pode implementar medidas proativas que podem evitar que esses gargalos afetem negativamente a produtividade.

5. Despacho

O despacho é a implementação prática das etapas descritas anteriormente, na produção. Pode ser classificado como:

  • Centralizado: quando as ordens são fornecidas por uma autoridade específica;
  • Descentralizado: quando as instruções são emitidas por diferentes setores da empresa.

6. Acompanhamento

O acompanhamento tem como objetivo avaliar a eficácia de todo o processo produtivo. Também compara os planos iniciais com o resultado real da produção.

Esta etapa também pode ser uma oportunidade para detectar ineficiências nos processos ou determinar se alguma das tarefas de produção ainda pode ser melhorada.

7. Inspeção

Semelhante à ao acompanhamento, a inspeção é uma etapa extra, executada para garantir que todas as abordagens de planejamento e controle identificadas pela administração sejam implementadas e respeitadas de forma consistente.

As inspeções podem ser regulares ou aleatórias e também ajudam a fortalecer a reputação das empresas, garantindo a qualidade dos bens e serviços produzidos.

8. Correção

Uma vez que todas as etapas são realizadas e há problemas ou áreas de melhoria que foram identificadas, esta é a etapa em que elas podem ser modificadas.

A correção permite que as empresas aprimorem ainda mais seu processo de produção e implementem técnicas de planejamento e controle de maneira mais eficiente.

Quais são os benefícios do planejamento e controle da produção?

Alguns dos muitos benefícios do planejamento e controle da produção incluem:

  • Capacidade de produção otimizada: garante que as máquinas e os funcionários trabalhem em sua capacidade máxima. Isso mantém os custos baixos, aumenta a eficiência e proporciona maior lucratividade. Também ajuda a identificar áreas de melhoria e plano de crescimento;
  • Custos com estoque reduzidos: permite que a empresa mantenha apenas o estoque necessário. Um software específico pode prever a demanda e ter uma estratégia de agendamento;
  • Entregas no prazo:  ajuda a garantir a otimização da produção e entregas pontuais, o que  melhora a satisfação do cliente e aumenta sua retenção;
  • Economia na aquisição de materiais: mostra quando os materiais devem ser comprados para produção. Ter essas informações ajuda a saber quando fazer um pedido e o que é necessário para atender à demanda do cliente e da produção. Permite ainda que o setor de compras adquira com antecedência para encontrar o melhor negócio,  o que ajuda a economizar dinheiro e melhorar o relacionamento com os fornecedores.
  • Processos de produção simplificados: garantem que os materiais e recursos internos para produção estejam prontos quando necessário. Isso mantém a produção funcionando sem problemas. Também ajuda na satisfação dos funcionários, pois elimina queixas causadas pela interrupção na produção e nos fluxos de trabalho.
  • Desperdício mínimo de recursos: eliminar escassez ou excesso de materiais para menos desperdício de recursos. Isso diminui o desperdício de tempo dos funcionários. Há menos desperdício de produção porque os atrasos que causam descarte de materiais são eliminados.

Quer saber mais sobre as etapas do Planejamento e Controle da Produção e como implementá-las em sua empresa? Visite nosso site e conheça os serviços da EJEP.

Outros posts