SGI: O que é o Sistema de Gestão Integrada?

O Sistema de Gestão Integrada (SGI) é uma ferramenta que integra os processos de qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social de um negócio.

Nos últimos anos, as empresas estão buscando se adaptar à nova economia, que preza pelo diálogo com o social.  Esse novo modelo econômico se preocupa com os aspectos éticos e sociais de um negócio, bem como com a poluição ambiental e a escassez de recursos, ou seja, com sua sustentabilidade.

Esta pressão social tem desempenhado um papel crucial na forma como as empresas pensam a sua produção e/ou distribuição de serviços.

Umas das estratégias que se destacam para tornar as empresas mais sustentáveis é o Sistema de Gestão Integrada (SGI). Ele possibilita às corporações uma maneira viável de reduzir custos e qualificar a produção, ajustando processos, procedimentos e práticas.

O que é o Sistemas de Gestão Integrada (SGI)?

O SGI é um sistema ou conjunto de sistemas para integração de processos, procedimentos/padrões e práticas adotadas por uma empresa. Essa junção visa implementar soluções unificadas e atingir metas de forma eficiente, ao invés de muitos sistemas de gestão que funcionam de forma independente.

As soluções em SGI visam unificar os processos de:

  • Gestão de Qualidade;
  • Gestão Ambiental;
  • Responsabilidade Social;
  • Saúde Ocupacional e;
  • Segurança.

Isso tudo de acordo com características, atividades e necessidades de cada empresa.

Estas iniciativas têm por objetivo mostrar a capacidade de gestão sustentável do negócio para todas as partes interessadas, ou seja, acionistas, clientes, comunidade, colaboradores, fornecedores, órgãos governamentais e não governamentais. Também para possíveis interessados como Leads e investidores.

Como função fundamental a aplicação do Sistema de Gestão Integrado visa, pelo menos, garantir a qualidade de produtos e serviços específicos, o desempenho ambiental adequado e a integridade física das pessoas.

O SGI em uma organização passa por um processo de melhoria contínua, com isso espera-se que a empresa tenha em seu planejamento a longo prazo um programa para:

  • qualificação dos profissionais,
  • adaptação e evolução dos processos,
  •  melhoria das práticas administrativas.

Em outras palavras, o SGI é uma única estrutura utilizada pelas empresas para gerenciar os seus processos ou atividades que transformam entradas de recursos em um produto/serviço. Isso, de forma que os resultados satisfaçam os objetivos da empresa e das partes interessadas, por meio da saúde, segurança, meio ambiente, segurança, ou outros requisitos éticos.

Alguns dos grupos de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade ou  os padrões para os  diferentes sistemas de gestão são:

  • ISO SÉRIE 9000
  • ISO SÉRIE 14000
  • Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional e
  •  SA 8000 (Responsabilidade Ambiental)

Principais Benefícios dos SGIs

Com a implementação do SGI as empresas têm reconhecimento quanto à qualidade dos seus produtos e sua responsabilidade social. Com isso, o negócio pode ampliar seu mercado e garantir investimentos.

Além disso, a adoção do SGI, traz benefícios como:

Melhor compreensão do trabalho entre os colaboradores

A tendência é que haja melhor absorção e compreensão do sistema integrado entre as partes interessadas, fazendo com que todos se apropriem do processo produtivo.

Qualificação Contínua

Um SGI proporciona vantagens tanto em relação aos custos de treinamento quanto unifica o conhecimento, evitando confusões que podem resultar de treinamentos individuais.

Melhoria na Comunicação

Com a melhor utilização dos recursos e treinamento constante a comunicação se torna mais eficaz na empresa. Isso também contribui para criar um ambiente de trabalho de equipe em todos os setores.

Economia  financeira e imagem positiva no mercado

Processos e recursos são melhor utilizados e isso proporciona a vantagem competitiva, assim como despesas mais baixas.

Transparência e melhor organização

Com as auditorias se reduz o número de acidentes de trabalho e se mostra maior preocupação ambiental. Assim, o natural é que isso melhore a motivação dos colaboradores e, consequentemente seus processos e procedimentos, ou seja, o trabalho da empresa como um todo pode melhorar ainda mais.   

Como implementar um Sistema de Gestão Integrada SGI

Não existe um modelo único para implantação do SGI e, dependendo das características e necessidade da empresa, o processo pode ter mais ou menos etapas.

Contudo existem alguns passos básicos e comuns na maioria dos modelos de implantação de SGI. São eles:

Alinhamento da Direção

Os Gestores definem os propósitos e o rumo da empresa e são responsáveis por criar e manter um ambiente interno em que as pessoas se envolvem completamente para atingir os objetivos e as metas desejados.

Assim, visando a criação de um ambiente propício para a implantação do SGI, eles são os maiores encarregados pelo planejamento, execução e monitoramento dos processos realizados pela empresa;

Planejamento

Essa etapa engloba as fases de diagnóstico inicial e elaboração do planejamento estratégico da organização. Aqui a metodologia deve ser observada para que haja alinhamento do SGI com as estratégias da empresa.

Definição de Objetivos e Metas

O ideal é que os objetivos e metas sejam construídos e alinhados pelo comitê de gestão,  juntamente com as Diretrizes do planejamento estratégico e baseados na política do SGI.

Mapeamento de Processos

Consiste em elencar os processo das atividades realizadas pela empresa para identificar e classificar as etapas mais críticas de uma atividade.

Com isso se define suas entradas e saídas e permite a elaboração da próxima etapa, que consiste nos procedimentos e nas instruções de trabalho baseados no sistema de gestão. 

Elaboração do Escopo do SGI

Nesse ponto se aprofunda como se dará a atuação do SGI, através dos processos mapeados que necessitam de um controle de qualidade. Também observando a importância  de cada processo identificado na qualidade dos serviços prestados.

Elaboração e Divulgação da Documentação

Os documentos que orientam para as novas práticas devem ser divulgados para todas as partes interessadas. Com isso, o ideal é que eles tragam normas claras e linguagem acessível.

Processos Operacionais

Nesta etapa são detalhadas as diretrizes, especificações e manuais de treinamento com base nas normas técnicas do SGI. Estas servirão de base para elaboração do produto/serviço e para verificação da qualidade.

Elaboração do Produto

Esta fase contempla as etapas de implantação do SGI, incluindo a identificação dos aspectos e dos impactos ambientais e também dos perigos e dos riscos de segurança e saúde no trabalho previstos nas normas de referência.

Auditorias Internas

Normalmente são realizadas de seis em seis meses e verificam a adequação do sistema com base nas normas estabelecidas. Essas auditorias também geram o plano de ação corretiva, que indicam as formas de solucionar os problemas encontrados.

Auditorias Externas para Certificação

Depois de analisar os sistemas, realizar as auditorias internas e verificar a eficácia das ações propostas, é feita a auditoria externa pelas organizações certificadoras.

Manutenção da Certificação

Esta é a etapa de maior importância, pois garante a continuidade e o bom funcionamento do SGI.

Como você viu, implantar um Sistema de Gestão Integrada é um processo longo e que também pode se tornar bem complexo. Assim, o ideal é contar com a ajuda de uma consultoria especializada no assunto.

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