Por que implantar ações ergonômicas nas empresas? Confira 5 Benefícios

Por que implantar ações ergonômicas nas empresas? Essa é uma boa pergunta a se fazer quando o assunto é melhorar a qualidade e produtividade do seu negócio.

Melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, disponibilizar espaços de relaxamento ou mesmo optar por mobiliário ergonómicos são algumas das soluções destinadas a promover um ambiente de trabalho agradável aos colaboradores.

A seguir, descubra alguns benefícios de implantar ações ergonômicas nas empresas tanto para os colaboradores quanto para o próprio negócio.

1. Melhora a saúde e o bem-estar dos funcionários

Num cenário econômico marcado pelo aumento do tempo de trabalho em frente ao computador, pensar em soluções de ergonomia na sua empresa permite a curto, médio e longo prazo melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários.

O trabalho repetitivo e o uso das telas é gerador de muitas dores físicas, como problemas musculoesqueléticos, problemas nas costas ou cervicais, bem como distúrbios de visão ou audição.

O ambiente de trabalho, caracterizado pela luminosidade, temperatura do local ou a disposição dos escritórios também atua diretamente na sensação de tranquilidade e no nível de estresse vivenciado.

Colaboradores saudáveis ​​estarão mais aptos a produzir um trabalho de melhor qualidade , pois se sentirão bem na empresa e se beneficiarão de um ambiente agradável e motivador, livre de estresse e tensão .

A implantação de ações ergonômicas nas empresas é ainda mais importante porque os próprios funcionários querem que gestores busquem essas soluções. Isso porque, quando os colaboradores devem encontrar eles próprios soluções para melhorar o seu conforto diário, isso pesa na sua moral e no seu nível de motivação.

2. Implementar ações de ergonomia na empresa fortalece sua marca e a competitividade

Estabelecer um ambiente de trabalho agradável e motivador e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores com impacto direto na percepção que eles têm da empresa.

Ao terem suas expectativas correspondidas,  os colaboradores sentem-se mais valorizados, o que permite à empresa não só reter talentos, mas também atrair novos .

Assim, a marca corporativa é reforçada e sua atratividade aumenta. Ao realizar ações simples como reorganizar escritórios, montar uma área de lazer ou adquirir móveis ergonômicos, a empresa valoriza sua credibilidade, sua consideração com seus colaboradores e seus compromissos.

Hoje o estabelecimento de ambientes de trabalho motivadores e agradáveis está mais difundido em empresas como startups, contudo, as micro e médias empresas devem realmente entender a importância de implantar ações ergonômicas, ainda mais no atual contexto econômico e de saúde.

Algumas empresas implementaram com sucesso algumas iniciativas com vistas a melhorar as condições de trabalho e também para reforçar a sua imagem. Vejamos!

Exemplos de ações ergonômicas para fortalecer sua marca

A gigante Amazon criou de forma notável biosferas dentro dos espaços de trabalho, a  partir de estudos que mostram que um ambiente de trabalho verde promove a criatividade e o bem-estar.

As biosferas da Amazon usam luz, água e terra para melhorar a produtividade de seus funcionários e facilitar o surgimento de novas ideias. Essa ação permitiu à empresa melhorar o bem-estar dos funcionários, mas também se beneficiar de um golpe publicitário lucrativo para a empresa, já que as biosferas criadas em 2018 em Seattle estão abertas ao público.

Outro exemplo de implementação de ações ergonômicas que valorizam a imagem da empresa é o chamado método clean desk adotado pela empresa francesa People Doc.

O método se baseia no minimalismo e seus benefícios para a produtividade e concentração. Nos espaços de trabalho, a ênfase está em fornecer suprimentos mínimos: sem papéis, arquivos ou caixas desnecessárias.

Esta ação promove a concentração e reduz as fontes de distração e, ao mesmo tempo, promove uma abordagem ecológica, demonstrando empenho da empresa na redução do desperdício de papel e outros materiais.

3. Implementar ações ergonômicas nas empresa aumenta o engajamento dos funcionários

A ergonomia contribui para que colaboradores tenham um compromisso mais forte com a empresa. Eles vêm trabalhar em um ambiente em que se sentem bem, de bom humor. O trabalho é considerado uma tarefa mais agradável e os funcionários gostam de acordar de manhã, pois se sentem satisfeitos com a empresa.

Implementar ações ergonômicas nas empresas, de forma ampla, permite responder de forma global às necessidades e expectativas dos colaboradores.

Se a empresa responde ou se propõe a implementar soluções que visem aumentar o seu bem-estar e dar sentido às suas tarefas, os colaboradores estarão mais propensos a se envolverem com a empresa.

Para a empresa, isso representa um retorno significativo do investimento. Tanto porque maximiza as chances de atingir seus objetivos de negócios, como porque retém talentos e atrai outros, facilitando assim o crescimento da empresa

4. Implementar ações ergonômicas nas empresas melhora a qualidade e produtividade

A ergonomia deficiente leva a trabalhadores frustrados e fatigados que não fazem o seu melhor trabalho. Quando a tarefa de trabalho é muito desgastante fisicamente para o trabalhador, eles podem não realizar seu trabalho como foram treinados.

Por exemplo, um funcionário pode não apertar um parafuso com força suficiente devido a uma alta exigência de esforço físico, o que pode criar um problema de qualidade do produto.

5. Ações ergonômicas criam uma melhor cultura de segurança

Implantar ações ergonômicas nas empresas mostra seu compromisso com a segurança e a saúde como um valor central. O efeito cumulativo dos quatro benefícios anteriores da ergonomia é uma cultura de segurança mais forte para sua empresa.

Funcionários saudáveis ​​são seu ativo mais valioso. Criar e promover a cultura de segurança e saúde em sua empresa levará a um melhor desempenho humano para sua organização.

Por onde começar a implantar ações ergonômicas nas empresas?

Ficou convencido dos benefícios de implantar ações ergonômicas na sua empresa? Então é hora de começar a pensar sua estratégia e a implementação de ações concretas!

Dentro da empresa, geralmente é ao gestor direto que cabe a responsabilidade de proporcionar aos seus colaboradores um ambiente de trabalho mais motivador, facilitando a concentração, a produtividade e o bem-estar.

Também, segundo as normas trabalhistas, são os gestores que devem iniciar as medidas preventivas para combater os riscos gerados pelas más condições de trabalho, como problemas de visão ou estresse, por exemplo.

Na EJEP, estamos convencidos dos benefícios da implementação da ergonomia preventiva nas empresas.

Por isso, podemos ajudar sua empresa a planejar ações ergonômicas adaptadas para ajudar seus funcionários a se sentirem melhor no dia a dia e limitar o aparecimento de problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Entre em contato com a gente para saber mais!

Outros posts