Empreendedores e donos de negócios que pretendem expandir sua atividade e construir uma empresa de sucesso, precisam conhecer, entender e dominar bem os conceitos de planejamento e gestão estratégica.
Afinal, uma pessoa pode até fundar uma organização sem ter muita noção desses termos, a diferença entre eles ou como aplicá-los. Mas se não aprender sobre isso com o tempo, estará correndo sérios riscos de não conseguir manter a empresa de pé ou de avançar no faturamento como gostaria.
Quer saber por quê? Continue lendo o artigo!
O que é planejamento estratégico
O planejamento estratégico é construído pela liderança, gestores e equipes das empresas visando registrar quais são as metas e como colocá-las em prática.
Esse é, portanto, um processo de organização e elaboração dos objetivos que a companhia pretende alcançar em determinado período de tempo. Por exemplo: até o final do ano, a empresa quer aumentar o faturamento em 30%.
O planejamento serve para mostrar como chegou-se a esse número e quais ações serão realizadas. Assim como também ajuda no alinhamento dos colaboradores com a estratégia da empresa, maior eficiência na tomada de decisões e prevenção a possíveis riscos.
O que é gestão estratégica?
Por outro lado, a gestão estratégica visa incentivar a execução dessas ações. Sendo assim, é a área que faz o gerenciamento de recursos, equipes e rotinas para levar a empresa a cumprir todas as metas estabelecidas.
São diversos objetivos que podem ser considerados, como:
- aumento na lucratividade;
- aumento de produtividade;
- melhoria no atendimento ao cliente;
- melhoria na imagem da marca;
- entre outros.
Portanto, planejamento e gestão estratégica são responsáveis por garantir que essas metas sejam alcançadas.
Quais são as principais diferenças entre planejamento e gestão estratégica?
Acima já mostramos algumas das diferenças entre planejamento e gestão estratégica, mas existem outros fatores que também são muito relevantes para entender a função desses conceitos e onde eles mais se diferem. Veja abaixo.
1. Horizonte temporal
Há certas ações que ajudam as empresas a terem resultados a curto prazo, enquanto outras são para médio e longo prazo. Esse horizonte de tempo é uma das principais diferenças entre planejamento e gestão estratégica.
- o planejamento estratégico é para longo prazo: aponta em qual direção a empresa deve seguir;
- a gestão estratégica reúne curto, médio e longo prazo: determina como serão feitas as ações na rotina dos colaboradores para sair de um ponto A e chegar ao ponto B.
2. Metodologias para a elaboração
O planejamento estratégico é construído por meio de algumas metodologias e ferramentas como a Análise SWOT. Nela, é preciso analisar os seguintes pontos relacionados a sua empresa:
- Strengths (Forças);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).
Enquanto isso, a gestão estratégica trabalha com métricas mais específicas, com informações do dia a dia que ajudam a ajustar rapidamente as atividades e ações para atingir os resultados.
Geralmente, para colocar em prática essas ações, utiliza-se o ciclo PDCA:
- Plan (Planejar)
- Do(Fazer);
- Check (Checar);
- Act (Agir).
Toda tarefa precisa ser planejada, de forma estratégica, com base em dados. Só então é que a ação será executada e depois checada. Depois da avaliação, pode ser necessário fazer ajustes para corrigir problemas.
Seguindo essa ordem, as técnicas desse modelo vão ajudar a organização a melhorar os processos e a qualidade dos produtos de maneira contínua.
O seu negócio já tem um planejamento estratégico? Se ainda não, coloque em prática o quanto antes! Veja também como aplicar outro conceito fundamental: a metodologia 5S!